Dinâmicas - Educação infantil à 4ª. série

Emocionômetro: Em um quadro de pregas com quatro "caretinhas": ALEGRE, TRISTE, MEDO, NORMAL, entre outras, os alunos encaixam seus nomes na fileira da caretinha que expressa como estão se sentindo naquele dia e, em seguida, verbalizam o porquê. A turma conversa e, se for o caso, propõe alternativas para resoluções de determinados problemas.
Desenvolvendo assim o verdadeiro espírito de "EQUIPE"!




Recadinhos do Coração : Os alunos fixam bilhetes para crianças que retornam às aulas após um período de faltas, expressam sentimentos espontâneos ou observações sobre as atitudes dos colegas, por meio da escrita ou do desenho...


Galeria do posso, não posso : cada aluno confecciona duas telas em pintura (ou desenho em sulfite,...) expressando por meio de desenhos atitudes de grupo "posso, não posso". A professora expõe os desnhos e discute-se, a partir daí, as normas de atitudes entre os integrantes da turma que irão vigorar durante o período letivo. Dessa forma, o comprometimento é maior, ou seja, são eles quem elaboram as regras. Quando o combinado de regras são elaboradas pelos alunos há maiores possibilidades de que sejam obedecidas.


Recreio colorido : através de cartões coloridos de acordo com o número de alunos. Exemplo: 04 cartões de cada cor – azul, amarelo, verde, vermelho, lilás e laranja para distribuí-los aleatoriamente entre 24 crianças. Propõe : " Hoje vocês passarão o recreio com os(as) coleguinhas que receberem a mesma cor do cartão que cada um de vocês receberá. É uma oportunidade de nos conhecermos melhor ainda. Será um recreio colorido, diferente e, no retorno, conversaremos sobre as experiências de cada grupo." Após a distribuição dos cartões solicite que antes de saírem para brincar e lanchar, que se organizem nos grupos e conversem sobre a cor recebida (o que ela simboliza para cada um, o que existe nessa cor...)
A reflexão após o recreio é de extrema importância para a construção de alguns valores.

Correio da Amizade: Sortear entre os colegas um "Amigo Secreto", escrever para ele; a turma e a professora vão até o correio e esperam pelo momento da revelação em casa, ou seja, o dia em que as correspondências chegarem nas residências de cada um! Cada turma fixa uma caixa de correio (feita de caixa de sapato) no lado de fora da porta da sala de aula. Durante um determinado período, as turmas vão trocando correspondências. Para culminar o trabalho, pode-se planejar um piquenique entre elas. O educador poderá aproveitar os momentos das leituras dos bilhetes para aprofundar a escrita como uso social(introduzir a linguagem culta, meios de comunicação como cartas, emails,...)



CONVERSATION

4 comments:

  1. Excelente! parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo! Ótimo conteúdo! Muito bom gosto! Parabéns! Colei seu selo no meu blog
    blogdonufocon.blogspot.com
    Aguardo sua visita.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. eu precisava de uma dinamica para 4 serie .. embora não encontrei nenhum conteúdo proprio e chamativo para uma 4 serie .. no entanto, gostei das suas atividades são maravilhosas e proporcionam tudo de bom para series ; ceche , 1 ano etc ,, parabens!

    ResponderExcluir
  4. Amei... Algumas dinâmicas já conhecia, mas você conseguiu colocar cara nova nelas!Parabéns.
    Vou usar com muito carinho. Obrigada e que Deus continue te iluminando.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim, vamos lá comente!!!!
Estou ansiosa para ler seu recadinho!
Obrigada pelo seu carinho.

Instagram

Siga-nos