Trabalhando com o tema: Consciência Negra

Dia da Consciência Negra

Comemora-se no dia 20 de novembro, o “Dia Nacional da Consciência Negra”. Nessa data, em 1695, foi assassinado Zumbi, um dos últimos líderes do Quilombo dos Palmares. A escolha do 20 de novembro foi muito mais do que uma simples oposição ao 13 de maio: “Os movimentos sociais escolheram essa data para mostrar o quanto o país está marcado por diferenças e discriminações raciais. Foi também uma luta pela visibilidade do problema.

Zumbi dos Palmares, o principal símbolo da luta e resistência do povo negro no Brasil.

Zumbi nasceu em Alagoas (1655-1695) e adotou esse nome quando passou a liderar essa luta contra a escravidão. Zumbi, na língua afro, quer dizer guerreiro. Liderando uma guerra civil contra os portugueses, Zumbi ficou cerca de 14 anos numa intensa batalha até que, numa emboscada, foi morto. Sua cabeça foi decepada e enviada ao Recife, onde foi exposta em praça pública para servir de exemplo a outros negros que quisessem rebelar-se contra o sistema escravocrata. A tarefa de extermínio coube a Domingos Jorge Velho, bandeirante, caçador de índios e negros.

Zumbi morreu no dia 20 de novembro, ficando conhecido como o grande líder da "primeira república verdadeiramente livre das Américas". Até hoje, a data é comemorada em todo o Brasil, com comemorações que relembram a sua coragem, força e fé. Agora o acontecimento tornou-se motivo de feriado em vários estados do Brasil, não só em Alagoas. Em São Paulo, a Câmara Municipal aprovou, no dia 27 de novembro de 2003, um projeto lei estabelecendo feriado no dia 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra.


Ótimos livros para trabalhar as diferenças , inclusão e aceitação.



Não encontrei na net, fica como uma sugestão











CONVERSAÇÃO

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim, vamos lá comente!!!!
Estou ansiosa para ler seu recadinho!
Obrigada pelo seu carinho.

Instagram

Siga-nos