0

Ensinando de maneira lúdica



"A criança aprende brincando e brincando ela é feliz"

Ensinar de maneira lúdica através de jogos pedagógicos, abaixo algumas ideias de jogos para a aprendizagem de letras, números, quantidades e formas.


Jogo Centopeia dos numerais 

Como jogar?

Contar as partes coloridas da centopeia e encaixá-la na casinha que indica o numeral correspondente a cada uma.





Jogo caixa de ovos na alfabetização

Como jogar?


Peça para a criança escrever uma palavra. Por exemplo: bola. Entregue para ela uma caixa de ovos com 4 partes e diga: “para escrever esta palavra será necessário preencher cada parte, ou seja, não pode faltar e nem sobrar letras.”

Uma variação é ditar uma frase e entregar caixas com partes na quantidade exata para escrevê-la. Assim ajudará a criança que aglutina palavras (junta palavras) a compreender que existe um espaço entre elas.

Fonte: http://www.psicosol.com/




Jogo de encaixe de formas geométricas


Fonte: Pinterest




Dominó das formas geométricas

Como jogar?

Para este jogo será aplicado o mesmo procedimento do jogo tradicional de dominó, porém com as formas geométricas e cores iguais.






Jogo das palavras coloridas

Como jogar?


Cada aluno recebe um quadro de pregas e na sua vez de jogar lança o dado. De acordo com a cor sorteada o aluno escolhe uma das fichas de letra com a cor correspondente. O aluno coloca a letra no quadro de pregas. A professora indicará de quantas letras deverá ser formada a palavra. O número de jogadas do dado para cada participante deverá ser de acordo com o número de letras determinado pela professora. Vence o que formar a palavra primeiro. Tendo empate a professora poderá aumentar o número de jogadas. As letras variam de número e cor para dificultar a formação.






Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim, vamos lá comente!!!!
Estou ansiosa para ler seu recadinho!
Obrigada pelo seu carinho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

© A arte de Ensinar e Aprender - 2016. Todos os direitos reservados
Criado por: Liliane Monteiro
Tecnologia do Blogger