Trabalhando com cantinhos



OS CANTINHOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Joice Etiene do Prado


 Período F

Justificativa: As atividades lúdicas devem fazer parte do cotidiano das crianças na pré-escola uma vez que a brincadeira é uma atividade educativa essencial que faz parte da infância e deve ser levada para dentro da sala de aula.

Cantinho do Brinquedo

“Brincar fornece à criança a possibilidade de construir uma identidade autônoma, cooperativa e criativa.” (ABRAMOWICZ, p.56)

Segundo Kramer (1998) a utilização de cantinhos na sala de aula é de fundamental importância para o bom desenvolvimento da criança, pois assim os alunos terão a oportunidade de estudar em um ambiente propício para desenvolver suas habilidades de uma maneira prazerosa e lúdica.

Cantinhos Possíveis Cantinho da Leitura Cantinho dos Brinquedos Cantinho da Massinha Cantinho das Artes, Pesquisa e Estudo Cantinho dos Jogos Pedagógicos Cantinho da Música Cantinho das Dramatizações Momento do Cinema Momento da Informática

O desenvolvimento dos cantinhos no 2º Período F

 Momento: Acolhida Elas chegam à sala de aula, colocam as mochilas num canto destinado para as mesmas e se sentam em uma roda.

Acolhida

 Momento: Rodinha de Conversa São trabalhados a questão da oralidade com as crianças e as regras para participação dos cantinhos.

Roinha de Conversa


Para que todos possam participar de todos os cantinhos foram elaboradas as seguintes regras: 4 a 6 alunos por cantinho sendo meninos e meninas juntos. Rodízio de 40 minutos por dia. Todos são responsáveis pela organização do cantinho para os próximos. Todos deverão zelar dos materiais

Momento: Cada grupo irá para um cantinho São organizados de 4 a 5 cantinhos por dia dependendo da quantidade de alunos

 Momento: Encerramento Ao final do dia é feita uma nova rodinha de conversa para avaliar a dinâmica dos cantinhos onde as crianças podem dar sua opinião, sugestões sobre as atividades desenvolvidas naquele dia.

Encerramento

Considerações Finais Essa práxis pedagógica propicia a observação e análise da criança individualmente e no grupo. É importante que o professor faça as intervenções necessárias para o bom andamento das atividades sendo um verdadeiro mediador do processo educativo.

“Nesse tipo de trabalho, os professores observam permanentemente a movimentação das crianças e, ao mesmo tempo, dos diferentes grupos, a fim de oferecer novos materiais, desafios ou situações capazes de enriquecer as experiências e ampliar os conhecimentos em jogo.” (KRAMER, 1998, p.76).


CONVERSATION

2 comments:

  1. Estou de acordo com as tuas sujestôes,é de fundamental importancia ter uma sala bem organizada,da maneira que foi colocada por ti.
    E muito bom contar com as sujetões de amigos.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa postagem. Obrigada por compartilhar. Bjs docinhos da Tia Rose

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim, vamos lá comente!!!!
Estou ansiosa para ler seu recadinho!
Obrigada pelo seu carinho.

Instagram

Siga-nos